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Carburador – sistema auxiliar de aceleração rápida

carburador - carburetor

Esta animação procurou ser o mais realista para demonstrar o papel do sistema auxiliar de aceleração rápida no carburador.

A função deste sistema é aumentar imediatamente a potência do motor quando se acelera rapidamente. Uma quantidade extra de combustível é injetada diretamente no fluxo principal de ar, enriquecendo a mistura e extraindo uma potência extra do motor.

Animação do sistema auxiliar de aceleração rápida do carburador

O giro do eixo da borboleta, que ocorre ao se acionar o acelerador, move um sistema de alavancas que aciona o pistão injetor do sistema auxiliar de aceleração rápida do carburador. O pistão, ao se deslocar pelo cilindro, empurra o combustível para o canal do gargulante de aceleração. No caminho, o combustível abre uma válvula para poder passar, flui até o corpo do carburador e é injetado no fluxo principal de ar, enriquecendo a mistura.

Quando o motor é desacelerado e a alavanca do eixo da borboleta aceleradora retorna a posição inicial, o pistão deixa de fazer pressão sobre o combustível, que deixa de atuar na válvula do canal gargulante que se fecha, restringindo o retorno do combustível e evitando a entrada de ar no sistema. Ao mesmo tempo, a válvula do duto que liga o cilindro do pistão injetor à cuba do carburador se abre, permitindo que o cilindro se encha com o combustível aspirado da cuba.

Dicas:
– a alteração da cor da seta representa a relação da mistura ar-combustível;

– cores mais frias representam misturas mais pobres

– cores mais quentes representam misturas mais ricas

– o tamanho das setas representa o volume de ar, ou de mistura, admitido por unidade de tempo (vazão)

– arraste o braço da borboleta do acelerador para mudar a vazão de ar, ou de mistura

– veja os detalhes dos sistemas do carburador e compreenda seu funcionamento

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Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação