Topo

Eixo Cardan – Luva e Ponteira Deslizante

Animação interativa de uma Junta Universal, deslizando por um eixo hipotético, que demostra como a Luva e a Ponteira Deslizante trabalham para alterar o comprimento de um Eixo Cardan.

Luva e Ponteira Deslizante do Eixo Cardan – dinâmica dos componentes

A Ponteira Deslizante é um eixo com estrias paralelas ao sentido do comprimento. A Luva tem as mesmas estrias no seu interior. Esta combinação permite que as estrias transmitam o movimento de giro do eixo e deslizem uma na outra para alterar o comprimento do Eixo Cardan.

Simplificando, o Eixo Cardan atua como a hipotenusa de um triângulo retângulo. Contudo, os catetos deste triângulo podem variar de tamanho. Esta característica força a mudança dos ângulos e a variação do tamanho da hipotenusa. O conjunto Luva – Ponteira Deslizante é uma solução elegante que acomoda a mudança no comprimento do Eixo Cardan quando necessário.

Nesta animação: a Luva é transparente para permitir a visualização do movimento da Ponteira Deslizante em seu interior; para melhorar a visualização do deslizamento da Ponteira na Luva os ângulos máximos estão exagerados.

Dicas:

– há um botão para pausar a animação para facilitar a visualização;

– as setas interativas permitem reiniciar a animação;

– as setas menores permitem posicionamento suave em uma determinada posição;

Luva e Ponteira Deslizante estriados, elementos do Eixo Cardan

Tags:
Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação