Topo

Micrômetro em polegada milesimal – uso, leitura e interpretação

Micrômetro polegada - Micrometer inch - Micrómetro pulgadas

Uso e leitura do micrômetro em polegada milesimal

Uso do instrumento de medição ‘micrômetro’ no sistema inglês e resolução milesimal: leitura e interpretação

Este página presume que você já tenha interagido com a página: micrômetro em milímetro com resolução centesimal – uso, leitura e interpretação e com a página: leitura de régua graduada, ou escala, em polegada decimal.

O funcionamento do micrômetro em polegada milesimal

Micrômetro em polegada com a bainha revelada

figura 1 – tambor em corte parcial para revelar as marcações da baínha

Um giro completo do tambor (e do fuso) produz o avanço igual ao passo da rosca. A rosca deste fuso, costumeiramente, tem o comprimento útil de uma polegada e o passo de 25 milésimos da polegada.

Na bainha há uma graduação que controla o avanço do tambor/ fuso -figura 1. A polegada (o 10 décimos) está dividida por nove traços principais, a distância entre eles é o décimo da polegada, estes traços possuem numerais para auxiliar a leitura, Os décimos de polegada estão divididos por três marcas que controlam o avanço de vinte e cinco milésimos de polegada (0.1 in/4 = 0.025 in). Isto significa que cada vez que uma nova marca é revelada pelo tambor, o fuso deslocou o equivalente a vinte e cinco milésimos de polegada (0.025 in).

A resolução do micrômetro polegada milesimal

A configuração mais comummente encontrada nas oficinas metal/ mecânica é o fuso micrométrico ter passo de 0.025 in e o tambor 25 divisões -figura 2. Deste modo, ao girar o fuso micrométrico cada marca do tambor que passar pela ‘Linha de referência’ indicará que o batente móvel se afastou (ou aproximou) 0.001 in (um milésimo da polegada).

Micrômetro em polegada com graduação do tambor retificada

figura 2 – imagem da graduação do tambor retificada para revelar as 25 marcações/ divisões

Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação

Nenhum comentário

Deixe um comentário