Topo

Nônio virtual – simulador de vernier em milímetro decimal

Nönio ou Vernier em milímetros
Nônio virtual - simulador e prática de leitura e interpretação de nônio ou vernier em milímetro - resolução decimal (um décimo de milímetro - 0,1 mm)

Simulador de Nônio com dez divisões

O Nônio ou Vernier (pronuncia-se verniê) é um dispositivo tecnológico que aumenta a sensibilidade de uma escala ao subdividir a menor divisão dela.

Neste simulador a escala é 1:100, o que seignifica que os números gravados nela são a centésima parte do metro ou o centímetro -traços maiores, que foram subdivididos por dez -traços menores, o milímetro. O nônio tem dez espaços entre as marcas verticais, assim, ele divide por dez o milímetro, a menor divisão da escala principal, obtendo o décimo de milímetro 0,1mm.

Na metrologia da área metal mecânica, este princípio é usado em vários instrumentos de medição, dentre eles: paquímetro, micrômetro e goniômetro.

Se seu desejo é o de conhecer a mecânica de utilização do vernier em polegada, interaja com os simuladores:
simulador de leitura e interpretação de vernier em polegada fracionária e resolução 1/128″
simulador de leitura e interpretação de vernier em polegada milesimal e resolução 0.001″

Para mais resoluções de nônio em milímetro:
leitura e interpretação de nônio com escala em milímetro e resolução cinco centésimos de milímetro 0,05 mm
leitura e interpretação de nônio com escala em milímetro e resolução dois centésimos de milímetro 0,02 mm

Como ler o nônio decimal

Escala sem nônio

figura 1
medição com uma escala desprovida de nônio – só posso inferir o valor menor que a divisão da escala

No simulador do final da página, o nônio é a escala de baixo, a que desliza sob a escala principal (escala 1:100 do metro – isto significa que os números da escala principal expressam os centímetros, contudo, como esta dimensão linear está subdividida por nove traços -dez espaços-, a menor divisão da escala principal é o milímetro).

O traço do nônio que se alinhar com um das marcas da escala principal dará a medida decimal, que deve ser somada à medida inteira da escala principal (quantos intervalos entre as marcas o zero (0) do nônio deixou à sua esquerda).

Observe que quando o zero do nônio não está perfeitamente alinhado com alguma marca da escala principal não temos certeza da posição que ele ocupa (ex.: 2           †       3 = 2,?) -no exemplo ao lado, nós podemos afirmar que o valor apontado por ‘†’ é maior que 2,0 e menor que 3,0. Só podemos supor uma aproximação mais acurada: 2,4?; 2,5?; 2,6?;2,7? -figura 1.

Escala sem nônio e com excesso de divisões

figura 2
aumento da sensibilidade da escala pela adição de novas marcas – ilegível

Uma solução possível seria dividir o espaçamento da escala principal, de modo que houvesse mais marcações, aumentando a chance do zero do nônio alinhar com alguma delas (ex.: 2 ¡ ¡ ¡ ¡ ¡ † ¡ ¡ ¡ 3 = 2,6). Contudo, esta solução está restrita às limitações da visão humana, dentre outras -figura 2.

Tecnicamente, o que o nônio faz é aumentar a sensibilidade da escala principal, ao subdividir sua menor divisão -figura 3.

Resolução é igual a unidade da escala fixa dividida por número de divisões do nônio

figura 3
fórmula par calcular a resolução de um instrumento

Resolução de um instrumento

Por definição resolução é a menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida. Deste modo, a menor medida oferecida por um instrumento é chamada ‘resolução’. Podemos determinar a resolução do instrumento dividindo a menor divisão da escala fixa pelo número de divisões do nônio.

Escala subdividida por um nônio

figura 4
medição com uma escala provida de nônio – aumento da sensibilidade

Nônio com dez divisões

Neste simulador a menor divisão da escala principal -escala fixa- é um milímetro, que foi dividido pelas dez divisões do nônio.

Resolução = 1 mm / 10 = 0,1 mm

A resolução deste simulador é um décimo de milímetro 0,1 mm

Exemplos

Veja exemplos comentados de nônio em décimos de milímetro

Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação

Nenhum comentário

Deixe um comentário