Topo

Paquímetro Digital Virtual simulador em polegada milesimal

Paquímetro digital virtual em polegada milesimal - simulador de uso e prática de leitura

Uso do paquímetro digital em polegada milesimal

resolução 0.0005 in (quinhentos milionésimos de polegada ou cinco décimos de milésimo de polegada) com comutador para milímetro e zerar em qualquer ponto

Paquímetro digital é um instrumento de medição linear dotado de um cursor que desliza numa régua. Ele foi concebido para tomar medições lineares externas por contato. Ele pode também medir dimensões internas, profundidades, ressaltos dentre outras, dispensando a interpretação da leitura.

Paquímetro digital versus analógico, qual usar?

Cada instrumento tem seus pontos altos e baixos. Vou contrastar alguns deste pontos os comparando aos relógios (marcadores de tempo) analógicos e digitais.

O relógio analógico é o que tem ponteiros. Ele é analógico, pois interpretamos o valor da hora comparando a posição deles com o mostrador e a indicação é uma função contínua, deste modo colocamos muito da nossa capacidade de interpretação neste simples ato.

O relógio digital não tem ponteiros, nós lemos diretamente o valor da hora no mostrador. Esta abordagem dispensa a necessidade de interpretar o valor da hora que fica mais uniforme (independente de quem a lê) e exige menos esforço.

Os parágrafos anteriores induzem à conclusão apressada que o relógio digital é preferível ao relógio analógico. Contudo esta conclusão não é, por via de regra, a mais acertada.

Que horas são é uma informação pouco relevante para muitas pessoas. Geralmente, o que desejamos é saber quanto tempo falta para chegar à hora que nos interessa. Quanto tempo falta para o término da aula ou para o início da sessão de cinema, por exemplo. O relógio analógico permite que interpretemos esta informação sem esforço. Ele dispensa que façamos os cálculos.

Avaliando sob esta ótica, o paquímetro analógico é preferível nas linhas de produção/ usinagem, pois auxilia o profissional a fazer os cálculos de quanto material ainda deve ser removido, por exemplo. O paquímetro digital tem seu espaço nas seções como as de: controle da qualidade, inspeção e metrologia.

paquímetro digital virtual

Para referência, as escalas deste simulador estão graduadas em milímetro e em polegada decimal.

Um aparato eletrônico incrementa a distância percorrida pelo cursor e a apresenta em um mostrador de cristal líquido. Uma vantagem desta geometria é permitir a possibilidade de comutar a medida apresentada entre milímetro centesimal, polegada décimo-milesimal e polegada fracionária. Outra vantagem é a possibilidade de ajustar o instrumento em qualquer ponto passando a consultar a diferença entre as medidas, facilitando a inspeção da tolerância de várias peças sem a necessidade de interpretar cada uma, por exemplo.

O paquímetro digital, por via de regra, não pode substituir o micrômetro com resolução milesimal de polegada, pois sua exatidão (imprecisão entre valor apresentado e o real) é maior que o da resolução (menor medida mostrada por um instrumento).

Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação

Nenhum comentário

Deixe um comentário