Topo

Projeções Ortogonais – Representações Ortográficas – passo a passo 2

Projecões Ortogonais - Representções Ortográficas - Orthographic Projection - Proyecciones Ortogonales

Projeções Ortogonais – Representações Ortográficas (continuação da página: Projeções Ortogonais – Representações Ortográficas – passo a passo 1)

Projeções Ortogonais - Representações Ortográficascontinuação da Explicação passo a passo da animação educativa: Projeções Ortogonais – Representações Ortográficas

página 2

continuação da página: Projeções Ortogonais – Representações Ortográficas – passo a passo 1

Primeiro diedro

O objeto em perspectiva é posicionado no primeiro diedro, paralelamente aos três planos de projeção e à mesmo distância deles (projeção ortográfica). O observador também está posicionado no primeiro diedro, olhando diretamente para o p.v.s. (Plano Vertical Superior).

Aproximamos a câmera e ocultamos os diedros II, III e IV para maior clareza

Projeção cônica

Acrescentamos um foco de luz no primeiro quadrante de tal forma que suas projetantes são direcionadas para o Plano Vertical Superior. Observe que as projetantes delimitaram o que vamos chamar, neste trabalho, de ‘a sombra do objeto’. Observe também que esta ‘sombra’ está bastante distorcida. Veja que o ponto de luz é o vértice e as projetantes as geratrizes de um cone, esta é a projeção cônica.

Responda a esta pergunta: o que aconteceria se afastássemos do objeto este foco de luz?

Projeção cilíndrica frontal – Representação Ortográfica

resposta: a ‘sombra’ ficaria cada vez menos distorcida, mais e mais congruente ao objeto. De fato, quando o foco de luz chegasse no infinito (o chamado ‘ponto impróprio’), os raios das projetantes passariam a viajar paralelos entre si e a ‘sombra’ seria a projeção da geometria do objeto, sem distorções. A projeção cilíndrica ortogonal -Representação Ortográfica- do objeto no plano de projeção Superior Vertical Superior recebe o nome de ‘Projeção Frontal’.

Dica: é uma boa prática posicionar o objeto de modo que a projeção frontal seja a que melhor caracterize sua geometria.

Projeção superior – Representação Ortográfica

Acrescentamos um novo foco de luz ao primeiro quadrante, de tal forma que sua projetante é direcionada para o Plano Horizontal Anterior. Quando o foco de luz chega no ponto impróprio (infinito) e as projetantes passarem a ser cilíndricas e ortogonais, temos a chamada ‘projeção ou vista superior‘.

Saiba que esta projeção já foi chamada ‘Planta’.

Projeção de perfil – Representação Ortográfica

continua na página: Projeções Ortogonais – Representações Ortográficas – passo a passo 3

Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação