Topo

Relógio Comparador virtual – simulador em milímetro centesimal

Relógio comparador - Dial Indicator - Reloj Comparador
Relógio Comparador virtual, simulador de uso, leitura e interpretação em milímetro centesimal - 0,01 mm

O Relógio comparador é um dos instrumentos de medida analógicos que permitem a medição de grandezas lineares de forma direta (medindo diretamente a grandeza desejada) ou indireta (estabelecendo a diferença entre a grandeza desejada e outra conhecida).

Neste simulador você aprenderá a ciência da utilização deste instrumento de medição, interagindo com o fuso ou com a ponta de contato (veja componentes principais). Neste objeto de aprendizagem, você também pode girar o ‘mostrador’ (arrastando e soltando o aro num movimento circular) de modo que a linha ‘zero’ alinhe com o ponteiro depois da chamada ‘pré-carga‘, ocultar a medida fornecida (clicando no ícone olho) e anular o efeito da mola do instrumento (clicando no ícone ‘cadeado’).

Relógio Comparador e sua utilização

Este instrumento de medição opera afixado a dispositivos como bases, apoios, desempenos ou guias. Em virtude da sua fragilidade, desaconselha-se sua utilização na mão do operador.

Relógio Comparador e a medição (indicação) direta

Por definição, medição (ou indicação) direta é quando o valor da grandeza desejado (mensurando) é lido diretamente no dispositivo mostrador do instrumento de medição. Por exemplo, quando determinamos uma dimensão linear com um paquímetro (veja o simulador de paquímetro), a leitura que obtemos na escala e nônio dele, desconsiderando os erros, é a medida efetiva do objeto que estamos submetendo à medição.

Utilizamos o relógio comparador nesta modalidade de medição em conjunto com desempenos e(ou) suportes para medir a espessura de chapas, por exemplo, dentre outras medidas relativamente pequenas.

Este método de utilização é visto no Simulador e na figura 1. Submetemos o instrumento a uma pré-carga, o zeramos (girando o mostrador), movemos o fuso manualmente dando espaço para colocar o objeto a ser medido no eixo do instrumento e retornamos o fuso até que o contato com a peça o detenha. A dimensão é lida diretamente no mostrador, pela posição relativa (deslocamento) do ponteiro principal e do contador de voltas.

Relógio Comparador e a medição indireta

Neste caso, por contraste, temos medição (indicação) indireta, quando o valor lido no dispositivo mostrador do instrumento não é o valor da grandeza mensurando. Por exemplo. Quando se utiliza um barômetro, ou meço a sombra, para determinar a altura de um edifício.

Uma possibilidade de utilização do relógio comparador é calcular a diferença entre a dimensão de um padrão e a do mensurando.

Dimensão da peça = Dimensão do padrão + (ou) – Valor lido no instrumento

Zeramos o instrumento com um padrão cuja dimensão conhecemos e estabelecemos a diferença entre ela e a do objeto que estamos submetendo à medição, algebricamente -figura 2.

Relógio Comparador e a mecânica da sua leitura

Utilizar um relógio comparador é uma das tarefas mais fáceis da metrologia. Vamos compreender este método usando como exemplo o simulador e você conseguirá utilizar vários outros modelos, com suas escalas, alcances e resoluções. Em geral, eles vêm com uma ‘colinha’ impressa no mostrador dizendo sua resolução e faixa nominal (ex: 0.01 – 10.00 mm ou 0.001 – 1.000″). (para interagir com o Simulador de Relógio Comparador em polegada milesimal (1.000″) clique aqui)

Uma volta completa do ponteiro principal do nosso simulador representa o equivalente a um milímetro de movimento do fuso. O seu mostrador possui dez divisões numeradas (de 0 a 90 de dez em dez) e cada uma destas está subdividida por dez, perfazendo cem (100) divisões. Desta forma cada um das marcas do mostrador equivale à centésima parte do milímetro (0,01mm) -figura 1. A faixa nominal do instrumento das figuras 1 e 2 é de 10mm (para contornar as limitações impostas pela resolução dos monitores, a faixa nominal deste Simulador de Relógio Comparador é de 1,14mm – Clique aqui e interaja com um simulador de relógio comparador com curso realista e com faixa nominal realista de 10mm); esta característica torna necessário que algum dispositivo conte o número de voltas do ponteiro principal (número de milímetros inteiros a ser somado à parte centesimal).

procedimento para leitura direta

Relógio comparador. Medição direta

figura 1 – relógio comparador -medição direta

Este passo a passo descreve os procedimentos para a leitura da figura 1, observe que os ponteiros são contra-rotantes e o movimento do principal é horário;

  • o instrumento é afixado em um suporte que trabalha em conjunto com um desempeno
  • encoste a ponta de contato no desempeno e aplique a pré-carga
  • gire o mostrador até o traço com o zero (0) fique alinhado com o ponteiro
  • leia a condição inicial dos ponteiros, comparando com o mostrador
  • gentilmente, levante o fuso até que haja espaço para a entrada do objeto da medição
  • com o mesmo cuidado retorne o fuso (propelido por uma mola) até que ele toque no objeto da medição
  • leia o ponteiro do contador de voltas (mostrador pequeno), subtraindo o número de espaços entre as marcas que ele varreu
    • 7-0 = 7mm
      • veja que o ponteiro estava perfeitamente alinhado com o zero no início e depois passou a linha sete. Isto significa que há uma parte centesimal a ser apreciada
  • leia o ponteiro principal para determinar os centésimos
    • ele varreu sete linhas com número (0,1mm cada) e uma linha curta quando saiu do zero e parou na última volta, assim: 7×0,1mm + 1×0,01mm = 0,71mm
  • some os resultados
    • 7mm + 0,71mm = 7,71mm, que é a dimensão do objeto que está sendo medido.

procedimento para leitura indireta

Relógio comparador. Medição indireta

figura 2 – relógio comparador -medição indireta

Este passo a passo descreve os procedimentos para a leitura da figura 2, observe que os ponteiros são contra-rotantes e o movimento do principal é anti-horário, não esqueça que para leituras indiretas:

Dimensão da peça =
Dimensão do padrão + (ou) – Valor lido no instrumento

  • o instrumento é afixado em um suporte que trabalha em conjunto com um desempeno
  • encoste a ponta de contato no padrão e aplique a pré-carga
  • gire o mostrador até o traço com o zero (0) fique alinhado com o ponteiro
  • leia a condição inicial dos ponteiros
  • gentilmente
    • levante o fuso
    • retire o padrão e
    • coloque o objeto da medição
  • com o mesmo cuidado retorne o fuso até que toque o objeto da medição
  • leia o ponteiro do contador de voltas, subtraia o número de espaços entre as marcas que ele varreu
    • 10-8 (ele se movimentou no sentido contrário ao da contagem) = 2mm
  • leia o ponteiro principal para determinar os centésimos
    • ele varreu duas linhas com número (0,1mm cada) e nove linhas curtas quando saiu do zero e parou na última volta, assim: 2×0,1mm + 1×0,09mm = 0,29mm
    • outro jeito de ler esta coisa é: 100/100-70/100 = 30/100+1/100 = 0,29mm
      • veja que ele varreu os décimos no sentido contrário ao da contagem, assim use (-), contudo, o ponteiro não chegou ao 70 centésimos, faltou um centésimo, daí somar (+) 1/100
  • some os resultados
    • 2mm + 0,29mm = 2,29mm
  • subtraia este resultado do valor da dimensão aferida do padrão (o sentido de rotação dos ponteiros (contrarrotantes, indicam que o objeto é menor que o padrão
    • 10mm – 2,29mm = 7,71mm

Zerando o mostrador do relógio comparador

figura 3 –
relógio comparador – alinhado o zero do mostrador

Zerando o mostrador

Depois de estabelecida a pré-carga, o relógio comparador dispõe de um aro que permite girar o mostrador para, por exemplo, alinhar o zero com o Ponteiro Principal para facilitar a leitura, para isto deve-se soltar o Parafuso de fixação do aro.

Componentes do Relógio Comparador

Clique aqui para explorar uma imagem de um relógio comparador e conhecer o nome dos seus componentes principais.

depois de interagir com o relógio comparador virtual, recomendo que resolva esta
lista de exercícios de leitura e interpretação de relógio comparador em milímetro resolução centesimal (0,01mm)

Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação

Comentários
  • Adelson souza das

    vc tem como manda um vídeo desse micrometro milesimal com áudio pra mim?

  • Adelson souza das

    vc tem como manda um video desse micrometro milissimal com audio pra mim

  • Adelson souza das

    boa tatde vc tem o audio desse video de micrometro milessimal

  • Wilmer Salazar

    Hola Prof. Eduardo Stefanelli, desde hace años he sido asiduo utilizando su magnifica página sobre todo en lo que a Meteorología se refiere en mis clases tanto a nivel secundario como universitario, solo que como es por Internet, con recursos propios ya que nuestras instituciones no cuentan con un servicio de Internet muy bueno con los que paso muchos problemas en muchas ocasiones; no obstante, utilizo este recurso.
    A parte, también me desenvuelvo en lo de Celdas de Combustible de lo cual le hablaré en otra ocasión y de éste y otros me gustaría realizar algún proyecto en conjunto mas adelante.

    Agradecido por su página…..

    Prof. Wilmer Salazar
    507 6671-****
    Panamá

Deixe um comentário