Topo

Pré-carga do relógio comparador

Relógio Comparador: pré-carga; uso e leitura

Pré-carga de Relógio Comparador – como usar este instrumento de medição linear

Neste simulador você aprenderá a ciência da utilização deste instrumento de medição, interagindo com o instrumento, com o fuso ou com a ponta de contato (veja componentes principais).

Neste objeto de aprendizagem, você pode arrastar e soltar o instrumento de pedida para dar a pré-carga, você também pode girar o ‘mostrador’ (arrastando e soltando o aro num movimento circular) de modo que a linha ‘zero’ alinhe com o ponteiro depois da ‘pré-carga’, ocultar a medida fornecida (clicando no ícone olho) e anular o efeito da mola do instrumento (clicando no ícone ‘cadeado’).

Relógio Comparador pré-carga, uso e leitura

Fixando o relógio comparador

Há dezenas de modelos de relógios comparadores em uso na indústria metal-mecânica, todos têm em comum locais apropriados para os fixar a dispositivos ou acessórios adequados. Geralmente, os relógios comparadores não são instrumentos de medição manuais, exceto quando associados a dispositivos manuais adequados.

Pré-carga no relógio comparador

Aplicando a pré-carga

Quando o relógio comparador está ‘fora de uso’ uma mola empurra seu fuso e a ponta de contato até o final do curso, para se tomar a medida adequadamente é necessário encostar a ponta de contato na superfície que se deseja medir, ou na de controle, e ‘empurrar’ o relógio, de modo a dar uma carga na mola e espaço para o fuso ir e voltar, sem correr o risco da ponta de contato se afastar da superfície ou o fuso ‘bater’ no fim-de-curso, forçando o instrumento contra o dispositivo de fixação.

Zerando o relógio comparador

A aplicação da pré-carga faz o ponteiro do relógio comparador girar, alguns acessórios de fixação têm dispositivos que permitem um ajuste fino, levando o ponteiro até o zero do mostrador, contudo, os relógios comparadores são dotados de um aro que permite girar o mostrador para alinhar o Zero do Mostrador com o Ponteiro Principal.

Medindo com relógio comparador

Este tópico é tratado na página: Relógio Comparador virtual – simulador em milímetro centesimal (0,01 mm)

Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação

Nenhum comentário

Deixe um comentário