Topo

Simulador de Transformações Termodinâmicas

Varie o volume, a massa ou a energia interna (temperatura) de um sistema termodinâmico e veja como as variáveis interferem umas nas outras e na pressão e trace as curvas correspondentes num diagrama ajustável

A Termodinâmica é o ramo da Física Aplicada que estuda as relações entre a energia térmica e o trabalho, e suas aplicações. Costumeiramente, é uma unidade curricular introduzida ou oferecida a estudantes do ensino médio e profissionalizante e a estudantes dos cursos superiores de várias áreas do conhecimento humano. Seu objetivo, em geral, é a aquisição das competências cognitivas e algébrica concernentes à descrição macroscópica de um gás ideal, de como algumas variáveis termodinâmicas interferem nas outras e do trabalho realizado a partir da conversão da energia térmica de um sistema termodinâmico. A estratégia para seu ensino/ aprendizagem, geralmente, é a apresentação dos conceitos heurísticos e a prática dos algoritmos para solução de problemas concretos e transferíveis para o dia-a-dia daqueles que dominam seus segredos.

Simulador de Transformações Termodinâmicas

 

Eduardo Stefanelli

Engenheiro por profissão, professor por vocação

  • Nicolas

    Professor, boa noite.
    É possível, ter queda de temperatura pela vazão da água?

    • Olá Nicolas, está um pouco vaga a sua pergunta,

      temperatura é a medida da energia interna das partículas que constituem uma matéria, é a energia cinética delas.

      Já, o conceito ‘vazão’ está relacionado com a velocidade que um fluido passa por uma determinada área. É o volume que se transfere no decorrer do tempo.

      Se a água não estiver em equilíbrio térmico com a calha haverá troca de energia entre elas, mas não creio ser esta a resposta para sua pergunta.

      Ao fluir, há atrito entre o fluido e a calha, e entre suas partículas, mas, a não ser que você seja a Nasa, creio que esta medida é desprezível.

      Quando um gás está comprimido e flui para uma região de menor pressão ele captura energia termal dos arredores, ele precisa desta energia para expandir. Quando ele é comprimido se aquece; veja no simulador de motor diesel http://www.stefanelli.eng.br/ciclo-diesel-motor-quatro-tempos/ que é esta temperatura que inflama o combustível. Isto não acontece com a água, que está a pressão constante nas profundidades das relativas lâminas. Na média, a temperatura não varia.

      Respondendo objetivamente sua pergunta, não vejo porquê a vazão da água poderia diminuir a temperatura dum sistema em equilíbrio térmico.

      Espero ter contribuído para sua melhor compreensão destes conceitos, caso contrário, dê um exemplo do seu ponto.

      Vá em frente.