O uso da Multimídia na educação

Fundamentos da Animação Digital

Recomendamos a leitura prévia do assunto Vídeo

Na informática chamamos de animação qualquer forma de movimento visto na tela, que pode ir de uma simples transição de tela, até uma mais complexa como a de uma ave voando, passando pelo direcionamento na tela de um objeto que se move por uma trilha pré-definida.

A chamada animação em 3D é uma ferramenta poderosa a ser utilizada em programas multimídia, principalmente os educacionais, pois permite a modelagem de objetos e seu perfeito controle na animação. Utilizando esta técnica podemos, de forma realística, demonstrar aos estudantes conceitos ou fatos que seriam impossível, muito caro ou muito perigoso de outro modo.

Morphing

O efeito conhecido como morphing (metamorphose) é uma técnica na qual uma imagem gradualmente transforma-se em outra. Essa técnica tornou-se muito popular em filmes, televisão e comerciais”. (ELLIOT et alii, 1994) Utilizando-se um programa adequado fornecemos duas imagens –a inicial e a final– com as mesmas características técnicas; após selecionarmos alguns pontos em uma delas e mover estes pontos na outra, o programa gerará uma série de quadros intermediários que darão a impressão de que o primeiro objeto está se transformando no outro.

Este texto serva parcialmente como material de suporte ao desempenho do professor
e é utilizado em paralelo com a apresentação: Apresentação: Fundamentos da animação digital

Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br