Automobilística - simuladores

Carburador - sistema auxiliar de faixa econômica

Animação do sistema auxiliar de faixa econômica do carburador

Esta animação procurou ser o mais realista para demontrar o papel do sistema auxiliar de faixa econômica no carburador.

Dicas:
- a alteração da cor da seta representa a relação da mistura ar-combustível;
   - cores mais frias representam misturas mais pobres
   - cores mais quantes representam misturas mais ricas
- o tamanho das setas representa o volume de ar, ou de mistura, admitido por unidade de tempo (vazão)

Animação do sistema auxiliar de faixa econômica do carburador

Animação do sistema auxiliar de faixa econômica do carburador

A função do sistema auxiliar de faixa econômica é alimentar o motor nas rotações da faixa econômica de consumo de combustível, mantendo do veículo na chamada 'velocidade de cruzeiro' com a melhor relação distância percorrida por litro de combustível, exemplo: km/l.

Animação do subsistema auxiliar de faixa econômica do carburador

Com a borboleta de aceleração parcialmente aberta o ar aspirado pelo motor acelera ao passar pelo venturi -difusor ou câmara de mistura. No corpo do difusor é criado uma intensa depressão -vácuo-, ocasionada pelo aumento da velocidade do ar em suas superfícies -Princípio de Bernoulli- e pela expansão do ar ao ultrapassar a constrição do venture. O combustível, que está no poço, é injetado para ocupar este vácuo, pois, o respiro do poço está numa região de maior pressão e o ar exerce uma força na superfície do combustível oposta ao difusor.

Com a saída do combustível, e sob o efeito da maior pressão, o nível no poço abaixa e descobre os furos do tubo misturador. O ar, que penetrou pelo respiro para ocupar este espaço, escapa pelos furos e se mistura com o combustível, empobrecendo a mistura que é injetada no fluxo de ar que transita pelo corpo do carburado, em contato com o ar a mistura é pulverizada e sai do carburador vaporizando, sob efeito da temperatura no coletor de admissão, antes de seguir para o interior de cada cilindro, pelas ramificações do coletor de admissão. Quanto maior a velocidade do motor mais intenso é este processo e uma massa maior de ar empobrece a mistura.

Sistema auxiliar de máxima potência

Animação de carburador e motor quatro tempos que varia velocidade -Rotação por minuto (RPM)

Sistemas auxiliares para o funcionamento de um carburador elementar

Carburador - sistema auxiliar de marcha lenta

conheça o sistema auxiliar de marcha lenta

Carburador - sistema auxiliar de progressão

conheça o sistema auxiliar de auxiliar de progressão

Carburador - sistema auxiliar de faixa econômica

conheça o sistema auxiliar de faixa econômica

Carburador - sistema auxiliar de máxima potência

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Carburador - sistema auxiliar de aceleração rápida

conheça o sistema auxiliar de aceleração rápida

Carburador - sistema auxiliar de partida a frio

conheça o sistema auxiliar de partida a frio ou afogador

Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br