Célula a Combustível - energia elétrica do hidrogênio

Combustível mineral ou fóssil - hidrocarbonetos

Gás natural, carvão mineral e petróleo são exemplos de combustíveis fósseis (ou mineral ou, ainda, hidrocarbonetos). Esta classe de combustíveis contrasta com hidrogênio na geração de energia elétrica.

A reação que converte a energia química em energia térmica e elétrica, produz vários elementos químicos na forma de gás, a exemplo: metano, clorofluorcarbonos, nitrogênio, óxidos carbônicos (CO e CO2) dentre outros que, além de prejudiciais à saúde em concentrações elevadas, produzem o chamado 'efeito estufa', que é a mudança global no clima pela retenção na atmosfera de nosso planeta da energia infravermelha vinda do Sol e sua conversão e aprisionamento da energia térmica.

Efeito Estufa

Animação da mecânica do efeito estufa. Processo que gera o aquecimento global com consequências: financeiras, para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população, em especial a dos países mais pobres do planeta. O aquecimento global é o causador de eventos climáticos extremos, ondas de calor, secas, inundações, perda de áreas agricultáveis, dentre outros exemplos de sua influência.

Veja a Demonstração da apresentação: "Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa Listados no Protocolo de Quioto Pelo Aproveitamento do Gás Gerado em Aterros Sanitários Utilizando Células a Combustível de Óxido Sólido" defendida no IPEN por Alexandre Gellert Paris em 2007, sob a orientação da prof.a Dr.a Emília Satoshi Myamaru, que traz mais informações a este respeito.

Combustível fóssil ou mineral - hidrocarbonetos - Mapa ConceitualMecânica do Efeito Estufa

Conheça a tecnologia de produção de energia elétrica com baixo impacto ambiental utilizando hidrogênio como combustível e água como subproduto:
página "Células a Combustível" e a
página "Células a Combustível tipo PEMFC ou PEFC"

Para mais informações a respeito do hidrogênio, oxigênio e da água, veja a
página "Molécula da Água - química - animação e texto explicativo"

Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br