Desenho GeométricoDesenho Geométrico - Texto Interativo

A "Prancheta Virtual"

A "Prancheta Virtual"

Como acontece quando um aprendente utiliza uma prancheta real, a "Prancheta Virtual" contém uma área para desenhar e os instrumentos usuais de trabalho do desenho geométrico, ou seja, lápis, régua, borracha e compasso.

A "Prancheta Virtual" pode ser utilizada de três modos distintos: no primeiro módulo ela simula uma prancheta real; no módulo "procedimento" ela atua como um tutorial que demonstra passo a passo os procedimentos clássicos para solução de problemas geométricos; e no módulo "exercício", quando o aprendente pede para sair da "prancheta", ela avalia se o exercício está correto.

Como o objetivo deste ambiente gráfico é simular o uso de uma prancheta real, não há nenhuma ferramenta que automaticamente construa uma figura geométrica ou solucione um problema. O aprendente deverá resolver os exercícios como o faz na ausência do computador.

Ele, no entanto, terá algumas facilidades que não encontra na prancheta tradicional. O aprendente contará, por exemplo, com botões para salvar o conteúdo de seu trabalho -permitindo que o envie para conferência remota-, para abrir outros já feitos anteriormente e para imprimir. Há outras vantagens claras como o uso da borracha, pois ela não deixa rastros.

CD-ROM "O Desenho Geométrico em Multimídia"

Em função das limitações técnicas de resolução do monitor de vídeo, a sucessão de erros gerados pela má localização dos pontos durante a solução do exercício levava o programa a interpretar como errado um exercício tecnicamente correto. A solução implementada foi: no cruzamento de duas linhas gerar um novo objeto, um ponto, que tem a propriedade de atrair o cursor. O objetivo de obter o máximo de precisão foi alcançado, pois o programa melhorou seu índice de acertos no momento de avaliar o exercício.

Os cursores têm o formato do instrumento utilizado no momento (lápis, borracha, compasso etc.) e devem ser utilizados como tal. A caixa de ferramentas pode ser posicionada em qualquer lugar da tela, e não produz qualquer efeito especial, evitando que seu uso fique cansativo.

A "Prancheta Virtual" ainda dispõe de um tutorial e de ajuda on-line para facilitar a compreensão de sua utilização

Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br