www.stefanelli.eng.br
pages in english
páginas en español
Siga-nos nas redes sociais
Metrologia - simuladores

Simulador de uso e leitura de escala (régua graduada) em milímetro


role a página para interagir com o simulador
de escala 1:100 ou régua graduada
Como usar a escala ou régua graduada

Por definição: régua é um 'apetrecho de bordos retos, destinado a traçar linhas retas' e, na metrologia, escala é o 'conjunto ordenado de marcas, associado a qualquer numeração, que faz parte de um dispositivo mostrador de um instrumento de medição'. Por usos e costumes, é comum nas oficinas metal-mecânicas referirem-se às 'réguas graduadas' como escalas. Em alguns momentos, esta página vai seguir esta cultura.

A geometria simples e eficiente das escalas permite que este instrumento seja encontrado em vários ambientes profissionais, por exemplo: nas oficinas metal-mecânica; engenharia; nas escrivaninhas ou pranchetas de vários profissionais; nas salas de aula de desenho técnico, geometria, matemática entre vários outros. A aplicação do conceito de 'régua graduada' também é encontrado com variações, por exemplo: o chamado: 'metro de carpinteiro' -animação 1- que é uma régua rígida relativamente longa -dois metros, por exemplo- graduada, segmentada e articulada que pode ser dobrada a ponto de caber numa caixa de ferramentas ou gaveta; a trena que é uma fita de aço flexível com a escala gravada à tinta em uma de suas faces que pode enrolar num tambor e retrair numa caixinha que cabe no bolso, por exemplo; a 'fita métrica' instrumento de medição dos alfaiates e costureiras, nela a graduação aplicada a uma fita de tecido; e por aí vai. As escalas podem ser encontradas em aço inoxidável, madeira, plástico, acrílico, tecido, às vezes a graduação é gravada da direita para a esquerda, num sem fim de variações.

animação 1- uso do metro de carpinteiro

A escala representada neste simulador é 1:100. Isto significa que a numeração gravada na régua representa a centésima parte do metro, ou centímetro. O centímetro está subdividido por dez, isto significa que cada marca do instrumento de medição corresponde a um milímetro que é a milésima parte do metro.

Como usar a escala ou régua graduada

figura 1- um uso da escala

A escala (instrumento) deste simulador é própria para medição, pois, diferentemente da régua utilizada para traçar nas aulas de desenho, a marca do zero coincide com o topo, permitindo que se meça rebaixos ou alturas com relativa precisão figura 1. Esta engenharia do leiaute traz um problema. Com o passar dos anos a ponta da escala se desgasta e as medições passam a ser menos precisas Por isto é recomendável que usemos alguma marca, por exemplo: na figura 2 a do dez milímetros como zero e subtraiamos este valor do tomado, para obter a medida do mensurando 'objeto da medição': 62mm - 10mm = 52mm.

Uso da escala ou régua graduada

figura 2- medição com uma escala (instrumento de mediada) ou régua graduada

Observe no simulador que não dá para ter certeza que o quanto a borda do mensurando está entre os traços. Este simulador indica este fato colocando um número cinco entre parênteses (5). Dispositivos tecnológicos como o nônio corrigem esta limitação.

Observe também que não dá para ter certeza de quando o traço está realmente alinhada com a borda do mensurando em ambos os lados. Esta imprecisão da leitura tem como consequência que a medida tomada é pouco confiável ou imprecisa. Instrumentos como o paquímetro corrigem esta limitação.

Escala ou régua graduada virtual: prática de uso, leitura e interpretação em milímetro

arraste a régua graduada sobre a superfície

Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br