Metrologia - simuladores

Simulador de Goniômetro em grau
resolução cinco minutos (5')

Medição de ângulo com goniômetro Como usar o goniômetro ou transferidor de ângulo dotado de nônio para leitura em grau (°) e minuto (')

Neste simulador, o diâmetro do chamado 'disco graduado' está dividido em 360 espaços equidistantes, chamados 'graus', que são os 360 setores circulares de 1° (um grau) cada.

Girando o disco você verá o ângulo formado com uma linha fixa. Na parte de cima do disco há o nônio ou vernier. A marcação 'zero' (0) do nônio marca os graus inteiros do ângulo. O nônio tem doze divisões referentes aos sessenta minutos (divisão do grau) o que significa que cada traço 'marca' 5' (cinco minutos). A interpretação do nônio pode ser compreendida na página: 'Nônio: simulador de leitura e interpretação: nônio ou vernier em milímetro, resolução decimal - Metrologia'.

Observe que a interpretação deste nônio é contraintuitiva. Estamos habituados com o chamado 'nônio direto' (neles as N graduações do nônio correspondem a N-1 graduações da escala principal). O nônio deste simulador é o chamado 'nônio retrógrado' (veja que as N graduações do nônio correspondem a N+1 graduações da escala principal). Deste modo, devemos 'ler' a marcação seguindo o mesmo sentido do giro do disco.

A mecânica de utilização do simulador de goniômetro do final da página é: gire (arraste e solte) o disco e investigue a leitura dos graus e dos minutos. Um pequeno ícone (esquerda da tela) ajudará a visualizar a formação do ângulo.

Em virtude das limitações da resolução do monitor, algumas marcações poderão parecer desalinhadas.

Goniômetro virtual em grau resolução cinco minutos (5')

Em virtude das limitações da resolução do monitor, algumas marcações poderão parecer desalinhadas.

avalie seus progressos:

aperfeiçoe seus conhecimentos

Para aprender a converter grau decimal em grau, minuto e segundo (° ' ") <- siga este link

Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br