Metrologia - simuladores

Imicro virtual
simulador de micrômetro interno - milímetro centesimal

micrômetro internoComo usar o instrumento de medição linear 'micrômetro interno' em milímetro resolução centesimal (0,01mm)

  • Role até o final da página, arraste e solte o tambor da visualização maior na vertical para aproximação fina ou o tambor da visualização menor na horizontal para avanço rápido.

Uso do micrômetro interno (imicro) em milímetro resolução centesimal

Na metologia, o micrômetro não é capaz de tomar medidas internas sem associação com outros dispositivos. A mesma rosca milimétrica, e outros componentes, pode ser utilizada para este fim. Bata algumas modificação. Nas oficinas o micrômetro interno também é conhecido como imicro.

Você já deve estar familiarizado com o uso do micrômetro externo. A leitura do micrômetro intermo segue a mesma engenharia. Contudo é necessário tomar algumas precauções. interaja com o simulador abaixo e veja que a linha cunhada na bainha correspondente ao milímetro é encoberta pelo tambor. Outro detalhe, é que o incremento dos centésimos se faz no sentido contrário ao do observado no micrômetro.

O modelo do micrômetro interno utilizada neste simulador é uma liberdade de interpretação. Há algumas apresentações (engenharia) deste instrumentos. Micrômetro tipo paquímetro, micrômetro interno de três contatos e micrômetro interno tubular são alguns exemplos. Contudo, todos têm em comum o método para sua leitura e interpretação.

Micrômetro interno virtual: como usar o instrumento de medição
'micrômetro interno' em milímetro com resolução centesimal

  • Para reduzir o número de clicks, este simulador possui um avanço rápido. Basta arrastar e soltar na horizontal o tambor da visualização menor. Para ajuste fino arraste e solte o tambor da visualização maior na vervical.
  • Observe que as escalas estão invertidas, quando comparadas às do micrômetro externo.
Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br