Metrologia - simuladores

Uso e leitura do micrômetro em milímetro centesimal

micrômetroLeitura e interpretação de micrômetro em centésimo de milímetro

Uso do instrumento de medição 'micrômetro' no sistema métrico e resolução centesimal: leitura e interpretação

O micrômetro é um instrumento de medição portátil, não é muito versátil, porém é de boa precisão quando utilizado corretamente.

Ele não é muito versátil, além de outros motivos, pois sua faixa de medida está restrita a uma polegada além disto, há uma perda de tempo relativamente grande nas tarefas de o ajuste e de aproximação da mediada a ser tomada.

Este texto presume que você esteja familiarizado com a nomenclatura dos componentes do Micrômetro <- se necessário, faça um repasse clicando aqui e com a leitura de régua graduada, ou escala, em milímetro <- repasse clicando aqui.

Antes de usar: ajustar o micrômetro

Estou tratando por 'zerar o micrômetro' a operação de ajustar o instrumento que é o fechar numa medida conhecida, por exemplo: o zero ou outra medida, com auxílio de um padrão, e auxilidado por uma chave adequada, alinhar a 'linha de referência da bainha' com a marca zero (0) do tambor. Evidentemente, deve-se fazer uso da 'catraca' para o fechar. Aliás, o mesmo número de revoluções da catraca deve ser repetido em cada medição. Veja o processo de tomar uma medida na página: uso do micrômetro.

O funcionamento do micrômetro

Micrômetro com a bainha revelada

figura 1 - tambor em corte parcial para revelar as divisões de milímetro e meio milímetro

Um par de rosca macho/ fêmea tem o passo e os ajustes calibrados. Solidário ao fuso há o tambor e sua circunferência é marcada por linhas equidistantes. Um giro completo do tambor (e do fuso) produz o avanço igual ao passo da rosca. Este fuso, costumeiramente, tem rosca de comprimento útil um pouco maior que 25 milímetro.

Na bainha uma graduação que controla o avanço do tambor/ fuso -figura 1. Geralmente, estas marcas estão a 1 milímetro das vizinhas. Há também marcas para controlar o avanço de meio milímetro (0,5mm - neste exemplo, abaixo da linha de referência), pois, como vimos, uma volta completa do tambor produz o avanço de 0,5mm.

A resolução do micrômetro

Por definição: 'resolução' é a 'menor diferença entre indicações de um dispositivo mostrador que pode ser significativamente percebida', é a menor medida que pode ser referenciada por um instrumento de medição, por exemplo.

No micrômetro centesimal, a resolução é obtida dividindo-se o passo da rosca do fuso micrométrico pelo número de divisões do tambor (Resolução = passo da rosca do fuso micrométrico/ número de divisões do tambor) ou Resolução = 0,5mm / 50 = 0,01mm.

A resolução centesimal

Micrômetro com graduação do tambor retificada

figura 2 - imagem da graduação do tambor retificada para revelar as 50 marcações/ divisões

A configuração mais comummente encontrada nas oficinas metal/ mecânica é o fuso micrométrico ter passo de 0,5mm e o tambor 50 divisões -figura 2. Deste modo, ao girar o fuso micrométrico cada marca do tambor que passar pela 'Linha de referência' indicará que as pontas de medição se afastaram (ou aproximaram) 0,01mm (um centésimo de milímetro) .

Leitura do micrômetro em milímetro centesimal

Para determinar o valor da medida, é necessário somar:

animação 1 - leitura da medida pela soma das parcelas

Dicas
- clique no ícone do canto inferior da tela da animação 1 para alterar o valor da medição
- use o ícone 'olho' para ocultar os valores total e parcial
- com o 'olho fechado', clicar nos círculos coloridos exibe o valor parcial relativo a eles

pratique suas habilidades

Eduardo J. Stefanelli - www.stefanelli.eng.br